As 10 melhores músicas brasileiras de todos os tempos

Apesar da forte influência do cenário musical internacional em rádios e demais veículos, a música nacional, felizmente, é bastante reconhecida e valorizada. Tal reconhecimento não é exclusivo dos brasileiros, como muitos pensam. Músicas como “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, são mundialmente famosas. Ritmos brasileiros como o MPB e o Samba são populares em vários outros países.
A Jukebox Digital organizou as 10 melhores músicas brasileiras de todos os tempos para você curtir através de uma máquina de música jukebox ou onde quiser.
Construção (Chico Buarque)
“Construção” foi lançada em 1971, período de ditadura militar no Brasil, no álbum Homônimo de Chico Buarque. A letra fala sobre a vida sofrida e a morte de um operário comum.
Águas de Março (Tom Jobim e Elis Regina)
A música “Águas de Março” foi lançada em 1972 no Disco de Bolso, Tom de Jobim e o Tal de João Bosco. A canção ainda recebeu uma versão em inglês traduzida pelo próprio Tom Jobim que preservou a metáfora original. A gravação mais famosa da música é a cantada por Elis Regina e Tom Jobim.
Carinhoso (Pixinguinha)
A canção “Carinhoso” foi escrita há mais de 90 anos, porém, continua sendo uma das músicas brasileiras mais conhecidas. A canção ganhou inúmeras regravações e até releituras.
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
“Asa Branca” foi composta em 1974 pela dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Trata-se de uma canção de baião, gênero musical popular do Nordeste do Brasil.
Mas, Que Nada! (Jorge Ben Jor)
A canção foi gravada em 1963 e lançada no primeiro álbum, Samba Esquema Novo, de Jorge Ben Jor. É uma das músicas brasileiras mais conhecidas no exterior.
Chega de saudade (João Gilberto)
“Chega de saudade” marcou o início da Bossa Nova e da carreira do músico João Gilberto. A música faz parte do primeiro álbum do cantor, lançado em 1959.
Panis et Circencis (Os Mutantes)
“Panis et Circensis” é uma das músicas mais marcantes do disco-manifesto Tropicália. O nome da canção veio de uma expressão latina que significa pão e circo.
Detalhes (Roberto Carlos)
Escrita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos em 1971, “Detalhes” é uma música de linguagem coloquial, porém, emocionante.
Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
“Canto de Ossanha” é a faixa de abertura do álbum de Baden Powell e Vinícius de Moraes, Os Afro-Sambas. Segundo Vinícius, a performance de Baden conseguiu “carioquizar, dentro do samba moderno, o candomblé afro-brasileiro, dando-lhe, ao mesmo tempo, uma dimensão mais universal”.
Alegria, Alegria (Caetano Veloso)
“Alegria, Alegria” foi composta por Caetano Veloso em 1976 e marcou o início do Movimento Tropicalista que ocorreu durante o regime militar.
Ouça todas essas músicas na Jukebox
A música brasileira é cheia de ritmos e influências e, além de queridas aqui no Brasil, são amadas lá fora.
Se você quer fazer uma jantar em família, festa de boteco ou qualquer outra comemoração e não quer deixar de fora do repertório nenhum clássico da música brasileira, alugue uma máquina de música jukebox! Em uma jukebox é possível encontrar mais de 12 mil músicas de todos os ritmos, e quem escolhe o que ouvir é você! Entre em contato, conheça nossos modelos, e faça seu orçamento.
Aluguel de jukebox é na Jukebox Digital!
Fonte: Rolling Stone