História do Pearl Jam

Desde sua origem, o som diferenciado do Pearl Jam – menos barulhento e mais melódico, se comparado aos seus contemporâneos como Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains , por exemplo – garantiu lugar de destaque entre as bandas que surgiram no cenário grunge na década de 90. A Jukebox Digital vai contar a história dessa banda de sucesso que conquista e mantém uma legião de fãs apaixonados até os dias de hoje.
Pearl Jam – História
A banda Pearl Jam nasceu em Seattle, o berço do grunge na década de 90. Foi formada por músicos que já traziam certa bagagem, e eram conhecidos na cena antes de se juntarem para formar a banda. O baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard foram os responsáveis pela formação original do Pearl Jam. Depois do fim de várias bandas em que vinham tocando juntos, Jeff e Stone gravaram uma fita demo com três músicas instrumentais, juntamente com o guitarrista Mike McCready. A fita chegou às mãos de um cantor que morava em San Diego, chamado Eddie Vedder. Eddie gravou seus vocais por cima da base instrumental e mandou a fita de volta, com suas composições. E, assim que ouviram, encontraram a peça que faltava para o nascimento do Pearl Jam.
Rapidamente a banda ganhou reputação e assinou um contrato com a Epic Records, lançando em 1991 o primeiro álbum: “Ten”. O álbum foi um sucesso e emplacou vários hits nas rádios e na televisão, como “Alive”, “Oceans”, “Jeremy” e “Even Flow”.
Em 1993 o Pearl Jam já era um sucesso. Participaram de filmes e especiais, e ganharam o MTV Video Music Awards de melhor banda de Hard Rock / Heavy Metal, Melhor Vídeo de Grupo, Melhor Diretor e Vídeo do Ano pelo clipe de “Jeremy”. No final de desse ano lançaram o “Vs”, álbum que, até recentemente, era dono do recorde de mais rápida vendagem da história – em apenas 24 horas foram vendidas 350 mil cópias.
O álbum seguinte, “Vitalogy”, lançado em 1994, não obteve o sucesso estrondoso do álbum anterior, porém, a banda continuava fazendo muitos shows e mantendo fiel sua legião de fãs. Curiosamente, o álbum foi lançado primeiro em vinil, e apenas duas semanas depois em cassete e CD. O vinil alcançou o número 55 da parada da Billboard, enquanto o CD chegou à primeira posição.
Em 1995 gravam um novo disco: “No Code”. O quinto disco, “Yield”, foi lançado em 1998. Após seis anos sem produzir videoclipes, lançaram o vídeo de “Do the Evolution”, em animação. A turnê nos Estados Unidos desse ano resultou na gravação de um álbum ao vivo, o “Live on Two Legs”. Nesse mesmo ano, o baterista é substituído por Matt Cameron, ex-integrante do Soundgarden, que é integrante da banda até hoje.
Em 2000 o Pearl Jam lança o disco “Binaural”, com um som menos agressivo, que marcou o início da carreira. Em maio desse ano, a turnê pela Europa foi interrompida de forma trágica no Festival de Roskilde, na Dinamarca. Durante o show, nove pessoas morreram pressionadas contra a frente do palco. Em respeito aos fãs e devido ao abalo emocional da banda, eles decidiram cancelar a turnê, mesmo faltando dois shows para finalizá-la. Anunciaram que não participariam mais de festivais.
Dois anos depois, chega o “Riot Act” com o single “I am Mine”. O som mais agressivo e as performances ao vivo estavam de volta, com o vocalista Eddie Vedder criticando duramente o presidente americano George W. Bush e a guerra no Iraque durante suas apresentações.
Os lançamentos do Pearl Jam em 2003 foram a coletânea de b-sides “Lost Dogs” e o DVD “Pearl Jam at the Garden”. Em 2006, um álbum homônimo à banda é lançado. E em 2009, o CD “Backspacer” é lançado e chega ao primeiro lugar da Billboard. Em 2011, lançam mais um álbum ao vivo, “Live On Ten Legs”.
O álbum mais recente da banda é o “Lightning Bolt”, lançado em 2013.
Nossas Jukeboxes tocam Pearl Jam!
Assim como Aerosmith, Queen, Beatles e Los Hermanos, a Jukebox Digital tem as músicas do Pearl Jam! Não importa o tipo do seu evento, se é uma festa de boteco ou uma reunião corporativa, o aluguel de jukebox tornará tudo mais interativo e diferente. Com uma máquina de música jukebox você e seus convidados podem ser o DJ e escolher as músicas e artistas que quiserem para sua festa ou evento. Confira nossos modelos e faça um orçamento de uma jukebox com a Jukebox Digital!